Quando se trata da qualidade de produtos hortofrutícolas frescos, o controle da temperatura e da absorção de etileno estão de mãos dadas. Enquanto a boa gestão de temperatura é essencial para manter a qualidade dos produtos perecíveis, o etileno é também outra variável influente a considerar. O etileno é utilizado para promover um amadurecimento mais rápido e uniforme dos produtos que foram recolhidos na etapa verde-maduro, no entanto a exposição ao etileno pode ter um efeito prejudicial na qualidade daquelas frutas, hortaliças e plantas ornamentais classificadas como produtoras de níveis de etileno moderado a alto.
Por exemplo, a eliminação de etileno é recomendada no armazenamento, a longo prazo em atmosfera controlada, de maçãs e peras no entanto é particularmente importante eliminar o etileno no armazenamento de abacates que são extremamente sensíveis a esta substância.
A linha de produtos para absorção de etileno Ryan, de Sensitech, que consiste em filtros e sacos, proporciona uma forma rentável de reduzir o impacto do etileno nos produtos hortofrutícolas frescos. Trabalhando com a circulação de ar refrigerado, os filtros para absorção de etileno Ryan, que vêm em vários tamanhos, ajudam purificando o ar dentro dos contentores terrestres, marítimos ou aéreos. Os sacos para absorção de etileno Ryan ajudam a proteger o produto dos efeitos do etileno em pacotes de transporte individuais onde não há circulação de ar.
Depois da colheita, as mudanças nos produtos frescos não podem ser completamente paradas, no entanto podem-se evitar dentro de certos limites. O uso de produtos de absorção de etileno demonstrou ser um método eficaz para a redução de etileno durante o transporte e armazenamento de produtos frescos.
Benefícios dos produtos de absorção de etileno Ryan
- Reduz perdas: controla os excessos de amadurecimento e decomposição.
- Reduz a desidratação: tem impacto na aparência, textura e valor nutricional dos produtos frescos.
- Reduz os maus odores emitidos por produtos demasiado maduros.
- Aumenta a satisfação do cliente devido a um produto de maior qualidade.
Os filtros para absorção de etileno Ryan contêm uma mistura de argilas naturais e permanganato de potássio (KMnO4) e estão projectados para ser eficazes na redução de etileno e actuar como desinfectante e agente antimicrobiano. Os filtros não necessitam de entrar em contacto directo com o produto, o que minimiza os resíduos. Os filtros para absorção de etileno Ryan podem ser utilizados em agricultura orgânica. A absorção de etileno na atmosfera em torno do produto é o método ideal para diminuir a sua deterioração.
Os sacos para absorção de etileno Ryan estão projectados para a utilização em embalagens individuais, contêm as mesmas argilas naturais e são também amigas do ambiente como os filtros de absorção de etileno Ryan. O saco é uma pequena bolsa de 5 gramas selada. Um saco numa caixa individual pode reduzir o nível de etileno e assegurar a redução de patogénicos aéreos e assim ajudar a manter a frescura do produto, da origem ao utilizador final. Estão embalados em material seguro para o contacto acidental com alimentos; se o envelope está exposto a alta humidade, as tintas de impressão não se derramam sobre os produtos e permitem que o gás etileno atravesse e dê lugar à oxidação.
Filtro etileno 100 Ryan – características
Tamanho do filtro – 4.7cm x 100cm
Composição de grânulo por filtro – 960gr
Capacidade de absorção – 3litros/kg de grânulo
Número de filtros por caixa – 8
Peso por caixa – 10.2 kg
Filtro etileno 75 Ryan – características
Tamanho do filtro – 4.7cm x 75cm
Composição de grânulo por filtro – 710gr
Capacidade de absorção – 3litros/kg de grânulo
Número de filtros por caixa – 8
Peso por caixa – 7.4kg
Envelopes para absorção de etileno Ryan – características
Tamanho do filtro – 6.5cm x 6.5cm
Composição de grânulo por filtro – 5g
Capacidade de absorção – 3litros/kg de grânulo
Número de filtros por caixa – 1000
Peso por caixa – 6.4kg